quarta-feira, 4 de maio de 2016

Emagrecer no inverno é sopa!

Outono aqui no hemisfério sul e já sentimos a brisa geladinha quase que 24hs. Meses frios parece que pedem "confort food", como chocolate quente, cappuccino, bolo, pão quentinho com manteiga, massas, entre outros. E quando esses itens passam a fazer parte da rotina diária, pode ter certeza que quando o tempo começar esquentar aquela calça que você tanto gosta não vai passar na perna. Nada de pânico! Vamos prevenir e aproveitar os meses frios para emagrecer!

Nos meses frios o nosso metabolismo fica mais acelerado produzindo calor para manter a nossa temperatura corporal. E essa produção exige um gasto energético maior, consequentemente se você consegue manter uma dieta saudável perderá um pouco de peso, ou se está em fase de reeducação alimentar, a perda de peso será mais eficiente.

Aquela idéia que no inverno temos mais fome, que o corpo pede mais alimentos calóricos não tem explicação metabólica, geralmente, está relacionada a questões psicológicas.

Para manter um jantar saudável, hoje trago para vocês duas dicas de sopas fáceis de preparar, saborosas e que auxiliam no emagrecimento devido à combinação de nutrientes.


CREME DE ABÓBORA COM GENGIBRE
1 colher (sopa) de requeijão light
1 cebola pequena picada
1 talo de nabo fatiado fino
3 colheres (sopa) de alho poró picado
1 cenoura pequena em cubos pequenos
2 dentes de alho amassados
2 colheres (chá) de gengibre fresco descascado e ralado
4 xícaras (chá) de abóbora descascada e cortada em cubos
1/2 pimenta dedo de moça picadinha (sem semente)
5 xícaras (chá) de água
1  pau de canela pequeno
1 pitadinha de noz-moscada ralada na hora
1 pitadinha de sal marinho ou sal rosa
1 colher (sobremesa) de sementes de abóbora torradas 
1 colher (sobremesa) de cebolinha picada
Numa panela grande, aqueça o requeijão em fogo médio, adicione a cebola, o nabo, o alho poró e a cenoura. Refogue por aproximadamente por 6 minutos, mexendo com frequencia, por 5 minutos. Acrescente o alho e o gengibre, mexa bem, em seguida junte a abóbora, a água, a canela, a noz-moscada, o sal e a pimenta e deixe ferver. Reduza o fogo e cozinhe por cerca de 20 minutos, até que a abóbora amacie completamente. Mexa de vez em quando. Retire a sopa do fogo e deixe esfriar por alguns minutos. Transfira para um liquidificador ou processador de alimentos. Coloque aos poucos e bata até formar um purê. Leve de volta à panela e cozinhae por mais 3-4 minutos, até ficar bem quente. Se estiver muito cremoso, acrescente um pouco mais de água ao seu gosto.  Sirva em seguida, salpicando com as sementes de abóbora e o cheiro verde.  Rende: 8 porções (pode congelar em porções individuais, dura 3 meses no freezer)


CREME VERDE TERMOGÊNICO
150 g de coxão mole ou patinho picadinho
1 cebola picada
3 colheres de -verde bem picadinho
4 xícaras (chá) de água
2 mandioquinhas picada
2 inhame picado
1 chuchu picado
2 xícaras (chá) de couve fatiada fino
3 dentes grandes de alho espremido
1 colher (chá) de azeite
2 colherse (sopa) de chá-verde (faça bem concentrado)

Refogue a cebola até ficar transparente, junte a carne e o cheiro verde e refogue até dourar. Acrescente a água, a mandioquinha, o inhame e o chuchu e cozinhe por 30 minutos. Retire a carne e bata o resto no liquidificador. Reserve. Pique a couve e refogue-a com o alho no azeite. Adicione a carne, o chá-verde e o creme de legumes. Sirva em seguida. Rende 3 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário