sábado, 28 de maio de 2016

Almoço de domingo sem peso no corpo ou na consciência

É possível comer algo diferente, gostoso e leve no final de semana. Basta colocar as mãos na "massa" e fazer. Se você faz uma alimentação saudável durante a semana e no final de semana "enfia o pé na jaca", saiba que essa "jacada" pode ser muito prejudicial ao seu organismo. Todo equilíbrio do seu metabolismo alcançado durante a semana você desregula no final de semana, tornando difícil retornar a alimentação saudável na segunda, pois seus hormônios estarão todos desregulados e provavelmente a balança não será boazinha com você.
Hoje separei algumas receitas deliciosas que não farão você sentir falta de uma farta e calórica refeição do final de semana.

LASANHA DE ABOBRINHA
1 abobrinha grande fatiada fina
1 pitada de sal
2 xícaras de molho de tomate (Receita aqui)
100g de mussarela light
100g de peito de peru defumado
2 colheres (sopa) de parmesão light ralado

Molho branco:
1/2 colher (sopa) de manteiga
1/2 cebola triturada
1 colher (sopa) de amido de milho
2 xícaras (chá) de leite desnatado
1 pitada de noz-moscada moída
Sal em pouca quantidade

Modo de preparo do molho branco: 
Em uma panela refogar a cebola na manteiga até começar a dourar. Dissolva o amido de milho no leite em temperatura ambiente, acrescente a noz moscada e o sal e junte à cebola. Mexa bem até formar um creme. Desligue e reserve.

Modo de montagem da lasanha:
Em um recipiente coloque as fatias de abobrinha com a pitada de sal. Misture bem e deixe por 10 minutos. Após esprema para retirar o excesso de líquido.
Monte a lasanha em camadas, intercalando molho de tomate, abobrinha, molho de tomate, peito de peru, mussrela e nas últimas camadas faça com molho branco. Polvilhe o parmesão, e leve ao forno de 200ºC para assar até gratinar. Enfeite com algumas folhas inteiras de manjericão.
Essa receita rende 2 porções e pode ser congelada.

RISOTO DE QUEIJO MEIA CURA
2 xícaras de arroz integral já cozido
1 xícara de caldo de legumes caseiro (ferver em fogo médio por 30 minutos 2 litros de água + cenoura + alho poró + salsão + ervas aromáticas do seu gosto (manjericão, salsa, cebolinha, louro, salvia, etc) + cebola + alho, retirar os legumes - pode aproveitar pra fazer sopa com eles -  pode congelar o caldo, dura até 4 meses no freezer);
1 colher de sopa de requeijão light;
1/4 de xícara de vinho branco seco;
1 cebola pequena cortada em cubos;
1 dente de alho amassado;
noz moscada a gosto;
2 xícaras de chá de queijo meia cura ralado (comprar um queijo com baixo teor de sódio);
1 xícara de tomate sem pele e sem semente picado.

Modo de preparo:
Refogue a cebola e o alho em um fio de azeite. Então adicione o arroz integral cozido e logo em seguida o vinho branco. Quando o vinho estiver evaporando adicione o caldo de legumes com auxilio de uma concha e vá mexendo, sempre que começar secar adicione outra concha e repita o processo até quase evaporar totalmente. Adicione o queijo meia cura, o tomate picado e os temperos, misturando tudo muito bem. Desligue o fogo, corrija o sal se necessário, adicione o requeijão light e misture para dar cremosidade. Salpique cheiro verde e sirva em seguida. Rende 2 porções bem servidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário