sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Quiche integral de queijo, tomate e manjericão

Final de semana chegando e quem está em reeducação alimentar tem que se manter firme em seu propósito, senão, não atingirá seus objetivos tão rapidamente.

Para não passar em alface, digo, em branco o final de semana, olha a receita que separei. Gostosa, nutritiva, rica em fibras e com poucas calorias para comer algo diferente e não sair fora da dieta.

Um excelente final de semana a todos. Que seja do bem, que seja leve e que seja saudável.

QUICHE INTEGRAL DE QUEIJO, TOMATE E MANJERICÃO



Massa:
1 xíc. (chá) de farinha de aveia
1/2  xíc. (chá) de farinha de trigo integral ou farelo de trigo
1 colher (café) de sal
1 colher (chá) de fermento químico em pó
1 colher (sopa) de manteiga (retirar da geladeira 10 minutos antes de usar)
1/2 caixinha de creme de leite light
Misture a farinha com o sal e o fermento em uma tigela grande. Faça uma depressão no centro e adicione a manteiga e o creme de leite light. Com as pontas dos dedos trabalhe a massa até ficar homogênea e sem grudar nas mãos. Embale em filme plástico para uso culinário e deixe descansar por cerca de 30 minutos na geladeira. Passado esse tempo, abra a massa em uma superfície enfarinhada, forre o fundo e as laterais de uma forma ou travessa média. Faça furos no fundo com o auxílio de um garfo e leve para assar em forno médio (180ºC) pré-aquecido por cerca de 20 minutos. Retire e reserve.

Recheio:
200grs de ricota
1/2 caixinha de creme de leite light
1 ovo caipira + 2 claras
1 xícara (café) de queijo parmesão light ralado
1 xícara (café) de queijo gorgonzola picado
10 unidades de tomate cereja cortado ao meio (temperar antes com alho desidratado e sal, deixe descansar por 10 minutos)
Manjericão à vontade

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes (exceto o tomate). Acomode os tomates sobre a massa pré-assada e coloque por cima a mistura do recheio. Finalize enfeitando com tomates, folhas de manjericão e pouco parmesão light ralado. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até dourar. Rende: 6 porções



Dicas: Se você manter o ovo, a clara, a ricota e o creme de leite, pode variar o sabor utilizando brócolis picado ou atum com ervilhas frescas ou milho verde ou escarola e alho ou seleta de legumes ou frango desfiado e refogado ou qualquer outro recheio que a sua imaginação deixar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário